Os efeitos colaterais da dieta

Demorei, mas voltei! :)

Hoje vim falar de um assunto importante, que poucas pessoas que fazem a Dukan relatam sobre: os efeitos colaterais da dieta no corpo. É claro que isso varia muito de corpo para corpo, mas vou relatar o que aconteceu comigo.

Logo no início da dieta, a primeira reação: constipação intestinal. Sofri muito com isso, sentia muita dor ao ir ao banheiro, etc. Porém, só parti para o remédio uma vez, depois tentei buscar dicas na internet para melhorar a situação, então comecei a consumir, além do farelo de aveia, o farelo de trigo e a linhaça, na receita do pão de microondas já postada aqui antes. Além disso, sempre dou preferência para o Activia, ao escolher os iogurtes zero gordura.

A segunda e rápida reação foi a imunidade baixar. Eu sempre tive baixa imunidade, já fiz até tratamento. Porém, tinha um bom tempo que não ficava doente. Foi começar a  dieta que veio gripe, candidíase, infecção urinária etc. Mas durou pouco tempo, tratei todas, e passaram.

A terceira, e pior delas, foi a alteração do meu ciclo menstrual. Eu tomo pílula de baixa dosagem (Mínima), há mais de 1 ano. Porém, ao começar a Dukan, fiquei com sangramento constante durante 20 dias antes do que deveria vir a menstruação. Foi péssimo =/. Fui na médica, fiz exames, não deu nada, absolutamente. Porém, eu achei uma matéria em um site em inglês que tenta explicar o que, mais ou menos, aconteceu comigo:

“Muitas mulheres jovens estão preocupadas sobre se é seguro usar contraceptivos hormonais junto a uma dieta rica em proteínas. Apesar da dieta Dukan não contra-indicar o uso de contracepção hormonal, vale a pena descrever como uma dieta pode influenciar o seu ciclo, e como evitar a perda da eficácia das pílulas.

A informação aqui apresentada não se aplica à dieta Dukan exclusivamente, mas sim a qualquer dieta rica em proteínas, rica em fibras, que tenha intensificado a queima de gordura.

Primeiro de tudo, note que todas as dietas fazem mudanças em seu corpo, que se refletem também no sistema hormonal. Portanto, em geral, a dieta pode conduzir a perturbações do ciclo menstrual. Se estiver tomando comprimidos durante a dieta rica em proteínas, manchas no meio do ciclo podem ocorrer, o sangramento pode atrasar. Cada dieta que provoca perda de peso por meio da queima de gordura corporal contrai o fígado. As pílulas anticoncepcionais afetam o fígado. Portanto, vale a pena, em caso da contracepção já estar sendo usada, realizar exames de fígado antes de começar a dieta, além de informar o seu ginecologista sobre a dieta.

Quando o nosso corpo queima gordura, os estrógenos são liberados. Isto pode afetar o ciclo menstrual e, em alguns casos (raros) há possibilidade de que o desempenho de alguns comprimidos seja adversamente alternado. Em caso de utilização de contraceptivos hormonais orais durante a Dieta Dukan, recomenda-se a tomar pílulas no mesmo horário todos os dias (ou semanas, ou o qualquer que seja o intervalo). Note também que a quantidade crescentes de fibras da dieta dukan (os farelos, por exemplo) altera o tempo necessário para absorver a maior parte das drogas (a fibra retarda a absorção). Assim, a consulta com o seu médico é necessária. A menos que o seu médico lhe diga o contrário, o ideal é tomar as pílulas nos momentos do dia em que irá garantir melhor a absorção dos medicamentos que está tomando. Deve-se também ter em mente não comer alimentos que contêm grandes quantidades de fibras – como farelo de aveia – antes de dormir (ou em geral: antes da hora de tomar qualquer medicamento).”

Não há como garantir a veracidade do texto, mas, para o que aconteceu comigo, fez todo o sentido.

Então, pessoal, qualquer sintoma que sinta, procure o médico imediatamente e o informe sobre sua dieta. Isso é importante, pois ela mexe muito com o nosso corpo.

Hoje estou com 66,5 kg, faltam apenas 3 quilinhos para entrar na consolidação :)

 

Até a próxima!

About these ads

97 thoughts on “Os efeitos colaterais da dieta

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s